Compra e venda: (31)3321-7517 (31) 9.8799-0201 São WhatsApp também
Reciclagem de Plástico com qualidade e comprometimento

POR UM PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ESSES MATERIAIS TÃO PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA

                 Você consegue pensar na sua rotina atual sem o uso de plásticos? Celular, escova de dentes, partes do carro, peças do computador, utensílios de cozinha, brinquedos do seu filho... tudo tem plástico e não é por acaso.

 

              Ao longo das últimas décadas, o material entrou com peso em diversos ramos industriais (construção civil, eletrônica, embalagens, móveis, etc.), substituindo metal, vidro, cerâmica, madeira e papel devido a algumas vantagens, como facilidade de transporte e de processamento, o menor consumo de energia e a grande durabilidade.

 

             Em termos de embalagens, o plástico é imbatível, pois apresenta boas características com relação à higiene, além de resistência ao ataque de animais e manutenção da qualidade do produto nela contido.

 

               Aparentemente os plásticos são muito semelhantes e um mesmo tipo de plástico pode ser ligeiramente modificado de forma a ter diversas aplicações, por isso para uma mesma aplicação podem ser utilizados plásticos diferentes.

 

           Em Portugal não existe obrigatoriedade legal de marcação, porém no Brasil, a marcação é obrigatória. Ela auxilia o consumidor e particularmente o operador de triagem a identificar o tipo de plástico. Esta operação é extremamente importante uma vez que os plásticos são reciclados monomaterialmente, pelo que é necessário a triagem nos diversos tipos de plástico para possibilitar e garantir a qualidade da reciclagem. 

                 

               Se você observar que a numeração não existe ou não é visível, reclame no PROCOM sobre a Norma ABNT NBR 13230, que corresponde à Simbologia Indicativa de Reciclabilidade e Identificação de Materiais Plásticos.

                 

 

 

 

 

             

                   

 

                    Dado o seu aspecto semelhante e sobreposição de aplicações, identificá-los por observação visual é, em muitos casos, uma tarefa complicada. Todavia existem pequenos testes passíveis de serem realizados e que auxiliam a identificação dos diferentes plásticos. Essa metodologia é baseada em algumas características físicas de degradação térmica dos plásticos. Pode, também, ser muito útil quando existirem dúvidas quanto ao tipo de resina.

 

PEAD/PEBD: baixa densidade, flutua na água, alta densidade, afunda; amolecem a baixa temperatura (PEBD=85°C, PEAD=120°C); queima como vela liberando cheiro de parafina; superfície lisa e "cerosa".

 

PP: baixa densidade, flutuam na água; amolece à baixa temperatura (150°C); queima como vela liberando cheiro de parafina; filmes quando apertados nas mãos fazem barulho semelhante ao celofane.

 

PVC: alta densidade, afunda na água; amolece a baixa temperatura (80°C); queima com grande dificuldade; é soldável através de solventes (cetonas).

 

PS: alta densidade, afunda na água; quebradiço; amolece a baixas temperaturas (80°C a 100°C); queima relativamente fácil; é afetado por muitos solventes.

 

PET: alta densidade, afunda na água; muito resistente; amolece a baixa temperatura (80°C); utilizado no Brasil em embalagens de refrigerantes gasosos e começando a ser utilizado em embalagens de óleos vegetais, água mineral e etc.

                   

                Além disso, algumas embalagens e alguns artefatos são tão tradicionais que a sua identificação torna-se relativamente simples. Esta tabela apresenta alguns exemplos típicos:

 

                     

                     Em qualquer um dos casos é preciso adquirir prática, pelo que se recomenda o ensaio com produtos bem conhecidos e não esquecer que muitas vezes, uma só embalagem contem diversos tipos de plásticos (materiais complexos).

Fonte de Pesquisa: www.recicloteca.org.br

                                    www.plastval.pt

                                    www.ecycle.com.br

                                    www.plastivida.org.br